Medicina: As Especialidades Mais E Menos Procuradas

· 3 min read
Medicina: As Especialidades Mais E Menos Procuradas

Não se considera que ele trabalha próximo ao horizonte clínico dos processos de adoecer. Para ele, as doenças (moléstias) se apresentam de modo bastante inespecífico, indiferenciado. No desenvolvimento de sua experiência, o clínico busca a objetividade na amplitude, no todo complexo do indivíduo, imerso em seu contexto social, econômico e cultural.

  • Além disso, é uma das áreas da medicina que deve seguir em alta nos próximos anos.
  • Se pretende abrir Consultório, a boa notícia é que o investimento dos equipamentos não é tão alto para se trabalhar.
  • A Infectologia é uma área que tem o objetivo de estudar, diagnosticar, tratar e prevenir as doenças infecciosas crônicas e agudas que são causadas por protozoários, fungos, bactérias e vírus.
  • Mas muito mais importante do que uma opção profissional, essas atuações em campos específicos da medicina trouxeram a possibilidade de tratamentos mais eficazes.
  • Além disso, como já explicamos aqui no blog, existem as especialidades de acesso direto , e as especialidades que exigem, como pré-requisito, uma formação anterior em outra especialidade .



A mastologia ou senologia é especialidade médica que se dedica ao estudo das glândulas mamárias. O mastologista é o especialista que estuda, previne, diagnostica, trata e reabilita todas as doenças da mama. O especialista trabalha com doenças relacionadas a vírus, bactérias, fungos, entre outras. Possui um grande campo de atuação e muito trabalho, mas a remuneração não é das melhores. Cirurgia da mão é uma especialidade médica que se ocupa da prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das patologias que acometem as mãos. Vale ressaltar queum nutricionista se forma em nutriçãoe se  especializa em nutrição esportiva, clínica, funcional etc.

Especialista Em Medicina Preventiva E Social


Exige conhecimentos aprofundados em anatomia, fisiologia e técnica cirúrgica, além de consciência da arte. Especialidade médica que trata das doenças e  https://pontodesaude.com.br/rinoplastia/porto-real-rj/  que acometem a região da face, fossas nasais, seios paranasais, boca, faringe, laringe, tireoide, paratireoides, glândulas salivares, dos tecidos moles do pescoço e couro cabeludo. Responsáveis pela saúde das crianças e adolescentes, os pediatras também podem ter uma formação mais generalista. Além disso, esse profissional também é capacitado para diagnosticar disfunções locomotoras, que costumam se apresentar com dores no joelho, pescoço e coluna, por exemplo. Também importante para o funcionamento geral de seu organismo, pois um endocrinologista cuida das disfunções hormonais, que estão diretamente ligadas ao funcionamento  das glândulas do seu corpo. Esse profissional é fundamental nos cuidados com o câncer de pele, por exemplo.


A psicoterapia é um tipo de terapia cuja finalidade é tratar os problemas psicológicos, tais como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento, entre outros problemas de saúde mental. É um processo dialético efetuado entre  um profissional e o paciente ou cliente. A nefrologia pediátrica é a subespecialidade da Pediatria responsável por prevenir, diagnosticar e tratar de condições que assolam os rins de pacientes entre o 0 e os 18 anos de idade, ou seja, bebês, crianças e adolescentes. O serviço de Hemodinâmica é responsável pela realização de cateterismo cardíaco para o diagnóstico e tratamento de doenças do coração.



Em outras palavras, por ser um conhecimento muito específico e, muitas vezes, difícil de identificar sinais clínicos e diferenciar as patologias causadas por esses seres. Ou seja, esse  profissional é indispensável tanto para o tratamento quanto para o diagnóstico precoce. Demografia Médica, realizado pelo Conselho Federal de Medicina , quase 70% dos médicos formados são especialistas.